segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nossos Conselheiros: Cacau Loyola



Eu sou Cacau Loyola (nome artístico de CLAUDIA MARIA LOIOLA DE SANTANA), desde quando trabalhei na empresa CEPE do Clube dos Empregados da REDUC. Trabalho com dança afro há 25 anos quando me formei professora de dança afro, e sempre trabalhei em ONGs, projetos sociais, e escola de samba, como a Império Serrano, ora fabricando fantasias ora fazendo shows e coreografando para as apresentações em diversas regiões do brasil. A primeira vez que comecei a me graduar foi em 2004 fazendo biologia, pois eu sou entre outras profissões técnica de laboratório. Me encontro cursando o terceiro período na universidade Unigranrio-Magé, pois, para que eu possa continuar os meus trabalhos culturais na comunidade carente, senti a necessitada de saberes e de informações sobre direitos e deveres. Fundei ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO QUITUNGO E ADJACÊNCIAS (AMOBAQUIA), em 2000. Desde sempre atuando no Colégio Municipal MARIA CLARA MACHADO, como amiga da escola, fazendo palestras e ensinando dança afro e identidade afro-brasileira, pois fiz vários cursos de extensão em história da África e a chegada do negro no brasil. Entendo a dança só pelo dançar, mas sim para pensar a diáspora como tempo e espaço para cada povo e suas etnias .Sou militante negra e bem consciente desta militância. Morro em MAGÉ há 16 anos. Eis um pouco de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário